Na manhã desta quinta-feira (13), o vereador de Parnaíba, Zé Filho Caxingó, foi impedido de entrar em uma escola municipal para realizar uma vistoria sobre as condições estruturais e pedagógicas da instituição. Diante da recusa da direção em permitir sua entrada, o parlamentar acionou a Polícia Militar para garantir o cumprimento do seu direito de fiscalização.
De acordo com o vereador, em sua conta no Instagram @vereadorzefilhocaxingo, sua visita fazia parte de uma série de inspeções em escolas da rede municipal para verificar denúncias feitas por pais e responsáveis sobre problemas na infraestrutura e na qualidade do ensino. No entanto, ao chegar à unidade escolar, foi impedido de adentrar ao espaço, pois os portões continuaram fechados por mais de uma hora.
“Fui eleito para representar a população e fiscalizar o uso dos recursos públicos. É inadmissível que um vereador seja impedido de cumprir sua função. Essa atitude levanta suspeitas sobre a real situação da escola”, declarou o parlamentar.
Com a chegada da Polícia Militar, o vereador conseguiu realizar a visita, constatando algumas irregularidades, como salas com ventilação precária, ar-condicionado sem funcionar, área de laser sem condições de funcionamento por conta do mato já está tomando de conta, falta de materiais escolares, além de constatar que estão juntando turmas de diferentes séries.
O caso gerou repercussão nas redes sociais e levantou um debate sobre as condições das escolas na volta as aulas. Qual a real situação da educação no município de Parnaíba, já que na propagando da prefeitura só aparece escolas perfeitas, sem problemas e impecáveis, no entanto, basta olhar um pouco e encontramos uma educação problemática e com diversas falhas de gestão, parece que a educação do município está abandonada há anos pelo poder público.
Aqui fica alguns questionamentos para os gestores e responsáveis:
O que a prefeitura faz com o dinheiro que recebe através dos repasses do Governo Federal para a educação de nossa cidade?
Até quando a educação de Parnaíba vai ficar em segundo plano para a gestão do município?
Quando que vão tomar vergonha na cara e deixar de brincar com os direitos do povo pobre dessa cidade?