ALERTA: 800 famílias acampadas do MST estão sendo expulsas pelo estado do Piauí!

Nazária (PI), 28 de abril de 2025 – Cerca de 800 famílias estão sendo despejadas do Acampamento Clóvis Moura, no município de Nazária, Piauí. A ação, conduzida pela segurança do estado, acontece de forma antecipada, três dias antes do prazo legal estabelecido no mandado de reintegração de posse.

Formado por trabalhadores, trabalhadoras, mulheres, idosos e crianças do MST, o acampamento simbolizava o sonho da conquista da terra para viver e produzir. Porém, esse sonho está sendo abruptamente interrompido. A situação expõe, mais uma vez, a realidade da concentração fundiária no Brasil, país com vasto território, mas onde a posse de terras segue extremamente desigual, apenas nas mãos dos grandes latifundiários e muitas vezes são fazendas improdutivas.

A área ocupada pelas famílias do MST estava há mais de 20 anos improdutiva, após o fracasso de um projeto agrícola destinado à produção de mangas. Além do abandono da terra, há registros de uma dívida milionária associada ao imóvel junto ao Banco do Nordeste, acentuando o quadro de descaso.

Apesar do mandado judicial prever 15 dias para a retirada das famílias, a operação de despejo foi antecipada, causando revolta e preocupação entre os acampados e movimentos sociais que acompanham o caso. “É uma violência contra quem só queria produzir e viver com dignidade”, afirmam representantes dos acampados.

Organizações de direitos humanos e entidades ligadas à luta pela reforma agrária denunciam que a ação viola direitos fundamentais e reivindicam uma solução negociada, que respeite a dignidade das famílias e o direito à terra. O caso reacende o debate sobre a necessidade urgente de fazer a reforma agrária no país, de ter políticas públicas para a democratização da terra no Brasil e a revisão dos critérios para o cumprimento de mandados de reintegração em áreas de conflito agrário.

LEIA TAMBÉM:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Portal de notícias dos trabalhadores de Parnaíba - PI

Percebemos que a mídia local, tanto a oficial quanto os blogs e os meios de comunicação alternativos, presentes nas redes sociais, como Instagram e Facebook, são tendenciosos em relação ao lado político ou empresarial que os financiam, deixando em segundo plano o que realmente interessa, enquanto informação, para a classe trabalhadora, que é a maioria da população da cidade. Dessa forma, buscam influenciar a opinião pública para apoiar seus posicionamentos políticos e ideológicos.

Quando esses meios de comunicação citam os trabalhadores e os pobres da cidade, fazem-no de forma marginal, muitas vezes apresentando-os como bandidos ou em situações vulneráveis, como em tragédias, buscando a todo custo audiência por meio do sensacionalismo. Ou seja, a mídia local está servindo, principalmente, para a alienação da maioria do povo dessa cidade.

Diante disso, buscamos modificar essa realidade por meio da criação do portal de notícias popular chamado “A COMUNA PHB”, que tem como objetivo ser um portal de notícias colaborativo com a classe trabalhadora, buscando informar os trabalhadores e servir de amplificador para as pautas que surgem no cotidiano da população trabalhadora da cidade de Parnaíba – PI.

Mais Lidas

Fortaleça a mídia independente!

Ajude-nos

Fortaleça a mídia independente, faça um PIX de qualquer valor para: [email protected]

Destaques

Notícias por Categorias

Tags

Edit Template

2025 – A COMUNA PHB – Todo o conteúdo pode ser livremente reproduzido, desde que citados autor e fonte.